19 setembro 2007

Este filme dava um filme™

Mais do que para mostrar o bronzeado de políticos e jogadores de futebol, a reentré serve normalmente para dar vida a algumas ideias fixas que há muito nos movem. No entanto, como a Angelina e a Scarlett Johansson não alinharam naquela minha proposta a três, tenho antes o gosto de apresentar "Este filme dava um filme™" a nova rúbrica de cinema aqui do estaminé, sobre a nata do cinema tão abrutalhado que dá gosto ver.

Esta semana...


"RED DAWN - AMANHECER VIOLENTO"

  1. A prova que este é um dos melhores filmes de todo o sempre, é que retrata a terceira guerra mundial, iniciada-como todos poderíamos esperar-através de uma invasão de paraquedistas da União Soviética e Cuba em pleno interior redneck americano.
    Para fazer frente aos cruéis esquerdalhos que rapidamente transformam o McDonalds da zona numa comuna anarco-sindicalista, ergue-se um grupo de alunos de liceu liderados por uns imberbes Patrick Swayze e Charlie Sheen. Tomando o nome da equipa de liceu como sigla, estes "Wolverines" onde também figuram as púberes Lea Thompson e Jennifer Grey, partem para as montanhas. Lá, comandados por um soldado americano foragido, conseguem fazer frente ao todo poderoso exército invasor, mostrando com quantas balas se faz uma democracia neo-liberal.
  2. Estreada em 1984, esta pérola distribuiu pancada de criar bicho com a irreverência típica de juventude, algo que sensibilizaria os responsáveis pelas classificações de idades a criaram o famoso PG-13, mesmo embora o filme entrasse no Guiness da altura como o mais violento de sempre, com uma média de um acto de extrema violência a cada 2 minutos de filme.
  3. Os diálogos incluem obras primas como:

    [Robert sawing off a shotgun]
    Danny: They were people!
    Robert: Yeah, well, so was my dad.
    Aardvark: What was it like?
    [Robert stops sawing]
    Robert: It was good.
    [Robert resumes sawing]

  4. Filho pródigo dos anos 80, este filmalhongo é um dos mais revisitados e gozados em sketches de séries como Os Simpsons, Family Guy ou South Park, tendo ainda contribuido para a decisão de algum produtor de que Swayze e a nariguda Grey seriam o casal ideal para outra bomba dos 80's: "Dirty Dancing".
  5. Por fim...rednecks com caçadeiras de canos serrados contra comunas...há dúvidas? Rói-te de inveja Tarantino!

Sem comentários: